IGREJA CORPORATIVA: A ANALOGIA

De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio” (2Co 5.20).

A visão de Igreja Corporativa veio trazer uma compreensão melhor do significado “igreja”: uma embaixada da parte de Cristo (veja 2Co 5.11-20).

No Novo Testamento há duas formas legítimas de conceber a igreja: como a noiva e como a embaixada de Cristo. No primeiro cenário a igreja torna-se um fim em si mesmo, e no segundo um meio para alcançar um fim.

Como “noiva” a igreja prepara-se para o encontro com o Noivo na festa de núpcias. Como “embaixada” em nome de Cristo é enviada a dar as boas novas do Reino, a saber, “que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões” (v.19).

Segundo o dicionário, “embaixada” é uma “missão junto de um governo ou estado” e “embaixador” é “a mais alta categoria de representante diplomático de um estado junto a outro; emissário.”1

Certamente a igreja é a noiva que se materializa no “quarto”, no relacionamento íntimo com Deus. Mas também se concretiza como embaixada encarregada de uma missão especial, em obediência a Cristo. O Noivo e Soberano, espera que sua igreja não apenas se prepare para as núpcias, mas também que vá por todo o mundo e pregue o evangelho a toda criatura ( Mc 16.15).

A Igreja Corporativa, ou a igreja no ambiente de trabalho, é um "ministério de reconciliação" e se inclina para a abordagem da embaixada de Cristo com a missão especial de pregar o Evangelho da reconciliação, sem negar a necessidade de preparo para o encontro com Ele.

Como embaixadores da parte de Cristo, somos enviados não a ficar na igreja local, mas dela partir para o mundo. Alguns importantes escritores relacionam sete segmentos da sociedade, aos quais precisaríamos dirigir a “palavra da reconciliação” (v.19), se quiséssemos ganhar as nações para Deus. São eles: Família, Religião, Governo, Mídia, Educação, Negócios e Arte.

A igreja local pode influenciar até certo ponto os campos da Religião, da Família e da Educação. Mas praticamente não exercem influência em nenhum dos outros quatro. A Igreja Corporativa atua justamente nesses campos sociais, a saber: Governo, Mídia, Negócios e Artes. Isso somente é possível porque eles seguem o código de conduta dessas esferas.

1. Silveira Bueno. Mini dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Editora FTD, 1196, p.229.

Nenhum comentário:

Postar um comentário