IGREJA CORPORATIVA: A HISTÓRIA

"Nisso conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros" ( Jo 13.35).

O termo "igreja corporativa” não faz parte do vocabulário usual da teologia cristã. Você não vai encontrar o termo usado na Bíblia. Nem vai achar menção dele nos credos históricos da igreja. Por esta razão, é natural quando os pastores, teólogos e educadores cristãos leigos estranham o termo.

Deus não está acabado com a forma da igreja tradicional. No entanto, se você estudar o assunto à luz da Bíblia entenderá que existe uma igreja invisível que está dispersa no ambiente de trabalho. O Novo Testamento fala da Igreja como os cristãos reunidos no templo (At 16.5) e onde quer que eles se encontrem (At 20.28). A palavra bíblica traduzida por “igreja” é eklesia (ou eclesia), e o seu significado é simplesmente “povo de Deus”.

Portanto, a igreja de Cristo que se reúne aos domingos no templo para prestar serviço eclesiástico (diaconato, escola bíblica, louvor, evangelismo etc.) é a mesma dispersa nos diversos ambientes da sociedade, nos outros seis dias da semana, prestando todo tipo de serviço útil (comércio, indústria, agricultura, medicina etc.). Na verdade, quando prestamos qualquer serviço, estamos fazendo “como para o Senhor e não para os homens” (Cl 3.23; cf Mt 25.40). O trabalho faz parte do “tudo” o que fazemos “para a glória de Deus” (1 Co 10.31).

Cristo afirma estar na Igreja Corporativa, no sentido de que Ele está “onde estiverem dois ou três” reunidos em Seu nome (Mt 18.20).

A Bíblia é clara em profetizar que Jesus morreu “também para reunir em um só corpo os filhos de Deus, quer andam dispersos” (Jo 11.52).

Igreja Corporativa não é contrária ao ensino das Escrituras. Ela não te chama a deixar a sua igreja denominacional, mas a se unir com todos os cristãos, de todas as denominações, para pregarem o Evangelho de Jesus Cristo no seu ambiente de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário