IGREJA CORPORATIVA: O MINISTÉRIO DE JESUS

“Ele sabe de cada um, em cada lugar” (Hb 4.13-BV).

Jesus é o nosso melhor modelo de ministério no local de trabalho. Ele passou mais de 50% de sua vida como profissional em Sua oficina de carpintaria. Das 132 aparições públicas de Jesus, no Novo Testamento, 122 foram em locais de trabalho. Das 52 parábolas de Jesus, 45 tinham um contexto de ambiente de trabalho. A maior parte do ministério de Jesus e dos apóstolos não foi na sinagoga, mas em ambientes de trabalho.

O episódio da “Pesca Maravilhosa” (Lc 5.1-11) foca diretamente o ambiente de trabalho. O lago de Genesaré, também chamado “mar da Galiléia”, era grande fonte de sustento nos dias de Jesus. Era Seu costume ministrar nesse ambiente de trabalho. Hoje não é diferente: Jesus quer ministrar onde as pessoas trabalham pelo seu sustento cotidiano.

Ainda hoje Jesus está em todos os ambientes de trabalho: nas cidades, no campo, nas montanhas e junto à praia. Ele quer pregar aos trabalhadores das oficinas, nas fábricas, nos mercados e nos escritórios. Nenhum trabalhador escapa ao olhar amoroso e salvador de Jesus.

Amanhecia o dia e os pecadores, compradores e negociantes de peixes começaram a aglomerar-se em torno de Jesus “para ouvir a palavra de Deus,...” (v.1). O texto de Lucas diz que Jesus “entrando num dos barcos, que era o de Simão,... ensinava do barco a multidão” (v.3).

Jesus ministrava nos ambientes de trabalho e utilizava os ofícios dos trabalhadores para isso. Do barco de Simão, Jesus podia ser visto e ouvido melhor por todos. Aqui aprendemos outra importante lição: precisamos ministrar no ambiente de trabalho e fazer de nossa atividade profissional um instrumento missionário.

Hoje, como no passado, milhões de trabalhadores, a despeito de seus esforços e qualificações, experimentam uma vida sem propósito e sem salvação. Pessoas vazias e desiludidas que estão desistindo de viver. Abandonando sonhos e ideais. Enterrando talentos e dons. Disse Jesus: “sem mim nada podeis fazer” (Jo 15.5). Separado de Jesus ninguém alcança o verdadeiro sucesso na vida. Quando Jesus entra na nossa vida profissional, Ele muda nossas idéias, conceitos e costumes. Ele muda a nossa vida toda!

Muitos líderes religiosos agem como se Deus estivesse separado do ambiente de trabalho. Mas Jesus quer “entrar no barco e ensinar o povo” por meio de Sua igreja no ambiente de trabalho, a Igreja Corporativa. Para Jesus, o trabalho faz parte do ministério cristão. E para você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário