IGREJA CORPORATIVA: O PODER

"Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil." (1Co 12.7)

Os Dons Espirituais (em grego charisma) significa “um favor que a pessoa recebe sem mérito próprio”. Os dons são bens espirituais considerados sempre como uma concessão divina (1Co 12.4-11).

O significado da expressão “a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil” é que é dada a manifestação do Espírito para o bem estar da pessoa e que outros sejam beneficiadas através dela. É algo primeiramente pessoal e individual e posteriormente extensivo aos outros. O Senhor nos ensina que você só pode abençoar o conjunto se tiver bênçãos para dar (Gn 12.2;Jo 4.14).

Na igreja primitiva os Dons Espirituais existam para o bem do povo na sua vida comum. A sua utilização não ficava restrita à área dos templos, mas se aplicava no dia-a-dia do fiel. Eram usados em todo o tempo, em todo o lugar e em todas as situações, inclusive nos negócios. Os Dons Espirituais eram úteis no ambiente de trabalho, aumentando o potencial humano, exercendo influência, substituindo conceitos e valores, gerindo fatos e proporcionando mudanças.

“Um dos importantes problemas dos que freqüentam templos dedicados ao culto cristão e dos que professam a religião hoje em dia é achar que tudo o que existe ou pode existir a partir de DEUS, ou circunstâncias para DEUS ou aquilo que vem de DEUS, são de uso exclusivo da igreja, ou na igreja” (Wesley Bandeira).1

Deus olha a igreja como um todo, onde ela estiver, e não somente algumas pessoas reunidas em um templo num determinado dia e horário.

Concluímos, então, que todos os Dons Espirituais citados na Bíblia, geralmente ensinados que são de uso exclusivo da e na igreja, podem ser usados também no ambiente de trabalho, concedendo ao fiel oportunidade de melhoria de condição de vida pessoal e comunitária.

1. Wesley Bandeira. Inteligência espiritual. São Paulo: Reino Editorial, 1999, p.64.

Nenhum comentário:

Postar um comentário